quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inclusão Digital

Ao pensarmos na inclusão digital é fundamental que levemos em conta o papel que a escola pode exercer para possibilitar que qualquer pessoa, de qualquer classe social, possa desde as primeiras fases do ensino escolar, ter contato com uso das tecnologias de informática que existem no momento. Para que a população se aproprie de todas as tecnologias e que estejam inseridas em sua realidade cotidiana, o sistema educacional público, no estado de São Paulo, desde 2009 vêm possibilitando uma maior inclusão digital com a instalação de unidades de acesso à internet nas escolas públicas. É o programa “Acessa Escola” onde a maior parte das escolas têm pelo menos uma sala de informática com aproximadamente vinte computadores ligados em rede à internet, onde os alunos podem tanto utilizar os computadores durante as aulas (em atividades dadas pelo professor) ou fora do horário escolar para pesquisas e diversos fins. Para todas as outras pessoas que não são alunos da rede estadual, existem ainda outros centros públicos de acesso à internet chamados “Sabe-Tudo”, nesses centros comunitários qualquer pessoa pode, mediante um cadastro simples, ter acesso gratuito a um computador e à internet. Mas sabemos que esta não é a realidade do Brasil inteiro, e sabemos muito bem pelos meios de comunicação que ainda existem muitos lugares no Brasil onde as pessoas não têm sequer acesso à água potável, o que dizer então de possuir um computador ligado à internet?
Pressupondo que os alunos tivessem um computador em casa, com acesso à rede, e que na escola (na sala de aula) os alunos tivessem também o computador, poderíamos pensar em várias atividades educacionais, como por exemplo, a leitura de livros eletrônicos e artigos de diversas naturezas e assuntos relacionados com a matéria ensinada na sala de aula, como blogs, dicionários eletrônicos e sites específicos, assim facilitando muito o acesso a algumas obras que por outro meio seriam de muito mais difícil acesso, como por exemplo, ir pessoalmente a um museu na França. Bem como o acesso a obras de arte e da produção musical da humanidade o professor pode pedir que os alunos pesquisem um determinado autor, e pedir que façam uma releitura de determinada obra, bem como podem recriar, ao seu modo, alguma obra de arte famosa.
Além de pesquisas na internet, sabemos que existem hoje em dia vários softwares que são criados com objetivos pedagógicos. A escola pode usar destes para o uso em casa e na escola, continuando em casa o que estiver estudando na escola, e assim auxiliando também na entrega de trabalhos de pesquisa e atividades escolares extra-sala. A “Ead” (educação à distância) é uma modalidade de ensino que usa um software livre para poder criar a intermediação online entre professor e aluno, que por vezes até não necessita da presença física do aluno na escola, sendo que todo o ensino acontece via internet, através do software.
Deste modo com a escola sendo parte fundamental na integração e mediação dos alunos com as tecnologias de comunicação, com todas as atividades e pesquisas usadas nas aulas desde o começo da vida escolar, os alunos teriam muito mais anseio a usar destas tecnologias pelo resto de suas vidas, e poderiam com muito mais probabilidade apropriar-se das múltiplas ferramentas úteis que a internet pode oferecer para o aprendizado, comunicação e entretenimento, como resoluções de problemas pessoais e escolares. Bem como possibilitar também a conexão com outras pessoas do mundo todo, e assim enriquecer sua cultura e o possibilitar o conhecimento de outras culturas de outros povos do globo. Com isso levando o conhecimento da manipulação das tecnologias para si e para sua comunidade que agora pode estar conectada com o mundo através da rede chamada internet, cumprindo assim o ideal da inclusão digital.

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