terça-feira, 29 de junho de 2010

O que é Educação, Ensino e Instrução?

A educação pode ser entendida como os processos de prática educativa e ensino-aprendizagem que leva o ser humano ao âmago de suas potencialidades como ser social, desenvolvendo algumas qualidades humanas como: qualidades físicas, intelectuais e estéticas (LIBÂNEO, 1992). A educação se apresenta não apenas na escola, mas a partir da inserção no mundo, que inicia com a família na qual a ensina valores, costumes e regras, sendo que objetivo da educação é formar pessoas capazes de se auto-sustentar nas inúmeras necessidades que a sociedade impõe, sejam elas culturais, sociais, profissionais ou humanas.
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos, ou melhor, um processo de organização da atividade cognoscitiva, o ensino acontece geralmente em locais conhecidos como escolas, onde temos uma divisão em ensino infantil, fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino técnico, sendo que o ensino é a forma de transmitir conhecimentos utilizados no processo de Educação.
Instrução [do latim instruere] – Esclarecer, informar, cientificar. Podemos dizer que o sujeito que passou com sucesso pelos processos de ensino-aprendizagem, o qual é o objetivo da educação, adquiriu certo nível de instrução. A instrução pode ser específica, por exemplo, alguém que concorre a um cargo de torneiro mecânico deve possuir instrução na manipulação desta máquina, sendo que esta instrução pode ocorrer em um estabelecimento de ensino formal, que geralmente é a escola, ou pode acontecer em um ambiente informal, em conversas com amigos, televisão, internet, etc. Este termo pode ser confundido às vezes por Erudição, que é a instrução vasta e variada, adquirida sobretudo pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário